Bíblia

Números

13:06

Olá Cronistas,

Segunda é dia de Resenha, mas a de hoje é especial, porque vamos continuar com a nossa série de leitura da Bíblia. No Antigo Testamento hebraico, o livro de “Números” é chamado de “No Deserto” (Bemidbar – palavra que aparece no primeiro versículo do livro), pois a maior parte do livro é um relato sobre a peregrinação de Israel no deserto.





Porém, com as traduções gregas e latinas do livro, ele recebeu o título de “Números” por fazer referencia aos dois censos/ recenseamentos/ contagens do povo de Israel que são registrados no livro, durante essa peregrinação no deserto.

Depois de sair do Egito (confira Aqui a resenha de Êxodo), o povo ficou no Monte Sinai por aproximadamente um ano, e durante esse período Deus instruiu Moisés sobre o conteúdo do livro de Levítico (leia Aqui a resenha de Levítico). Deus estava preparando Israel para conquistar a Terra Prometida, então, um pouco antes de saírem do Monte Sinai, Deus ordenou que Moisés numerasse todos os homens de guerra (esse foi o primeiro censo relatado no livro).


Dezenove dias depois, o povo foi para Cades-Barnéia, e foi nesse ponto em que tudo começou a desandar, pois começaram as reclamações. Primeiro, reclamaram que só tinham maná para comer e no Egito eles tinham peixe, melão, cebola .... Moço, estava chovendo comida do céu todos os dias enquanto eles estavam no deserto (para uma “curta” viagem, e eles vão reclamar de falta de cebola!?! É sério isso produção?

Depois, Arão e Miriam, arranjam um desculpa esfarrapada para falar mal de Moisés (Moisés havia se casado com uma mulher negra, mas a real intenção de Arão e Miriam era de que eles também queriam ter a autoridade que Moisés tinha, e ele só tinha porque foi Deus quem deu).


Essa situação passou, e mais tarde foram enviados homens para espiar a Terra Prometida, Canaã. Foram doze homens (um representante de cada tribo), mas apenas dois voltaram com a confiança de que Deus lhes daria a terra, os outros dez viram que a terra era boa, mas tiveram medo dos habitantes. Isso desencorajou todo o povo, e eles não confiaram na promessa de Deus.


Por causa dessa falta de confiança e fé na promessa de Deus, o povo foi sentenciado a andar pelo deserto por quarenta anos. Aquela geração, que tanto murmurou, não herdaria Canaã. Como você pode ser abençoado por Deus sem confiar nEle antes? Por isso, Deus levantaria uma nova geração, uma que confiasse e dependesse dEle.


Como se tudo isso já não fosse ruim o suficiente, ainda houve a rebelião de Corá, um dos levitas, conta a autoridade de Moisés e Arão como líderes do povo. Foi nesse momento em que a terra se abriu e engoliu a Corá e todos os que estavam com ele nessa rebelião.

Outro ponto trágico, o povo adorou a Baal, uma das divindades dos povos que habitavam Canaã. O maior problema desse culto é que ele se tratava de um culto sexual, ou seja, os filhos de Israel se deitaram em as mulheres de Canaã, e assim cultuavam a Baal. Foi a gota d’água. Nesse momento, muitos israelitas morrem por uma praga, que só teve fim, quando esse culto teve fim.

Por fim, Moisés, cansado de tanta reclamação, acabou desobedecendo a uma ordem de Deus. De uma rocha sairia água para o povo de Israel, que mais uma mais estava reclamando. Deus ordenou que Moisés falasse com a rocha, mas como ele estava no seu limite, acabou batendo na rocha. E por isso, ele não entraria em Canaã.


Mas espera ai Ju, Moisés não pode entrar na Terra Prometida só porque bateu em uma rocha? Sim. O ponto é que tudo o que acontecia no Antigo Testamento apontava para Cristo, então, aquela rocha não era uma simples pedra, ela representava Jesus, a água viva que sacia a sede de seu povo, mesmo no deserto.

Quando se tem um relacionamento com Deus, no mesmo nível e intensidade que Moisés tinha, você tem entendimento do significado de suas ações. É como se Moisés tivesse escolhido ignorar o que Deus disse. Foi uma punição, mas para mim também foi um livramento, pois, mesmo depois de entrar em Canaã o povo continuava reclamando (misericórdia).


Somente depois de tudo isso, passado os quarenta anos, em quem uma nova geração se levantou, é que foi feito um novo censo do povo. O livro “Números” mostra que não era o tamanho do povo que o impediu de ter Canaã, mas sim o tamanho de sua fé. Se você reclama ao invés de confiar; se tem dúvidas no lugar de fé, isso ignifica que você não conhece a Deus verdadeiramente.

Bem pessoal, terminamos por hoje. Não deixem de comentar o que vocês acharam do estudo. Esperam que tenham gostado, mesmo ele sendo o mais longo de todos eles xD



Fiquem com Deus!


Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

9 comentários

  1. Olá, querida! Gostei muito do estudo! Com uma linguagem simples, sabedoria ao destacar os principais acontecimentos do livro e, sobretudo, unção você embelezou a história!

    https://www.facebook.com/openultimocapitulo/?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarice =D
      Obrigada pelo carinho, o objetivo é exatamente este, falar de forma simples e contar os principais fatos, para que tenhamos uma ideia geral do livro. É bom saber que consegui fazer isso!
      Bjs =***

      Excluir
  2. Que legal ju! Muito bom e simples!
    Muito bom para ter uma pequena reflexão e um gostinho de quero mais para ler tudo na Bíblia!

    bjos
    https://aninhamorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aninha =D
      Hahaha, fiquei feliz de saber que consegui deixar o gostinho de quero mais da Bíblia hahaha <3
      Bjs =***

      Excluir
  3. OI TUDO BOM GATONA?!

    FLOR , INDIQUEI VOCÊ PARA RESPONDER UMA TAG!

    BIG BEIJO
    DEBI (http://www.deborabrazil.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora =]
      Obrigada pela indicação, vou lá conferir a tag ;D
      Bjs =***

      Excluir
  4. Que post mais lindo, Juli! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Juliana! eu a conheço desde Rio Grande RS! estou amando seu blog,muito legal que sua abordagem sobre livros da Biblia sagrada, é clara e objetiva! prossiga assim, está formidável! abraços na sua família! Saudades

    ResponderExcluir