Estudos

[Livro.12] Doce e amarga providência - Sexo, raça e soberania de Deus

11:04

Este pequeno livro de apenas 128 páginas tinha muito mais para me ensinar do que eu esperava aprender. Não sei você, mas sempre gostei muito do livro de Rute, mesmo que em alguns trechos eu não conseguisse entender muito bem o sentido das coisas. 

Sinopse:

"Rute e Boaz viviam perigosamente. Uma jovem viúva, imigrante, camponesa e um judeu de meia-idade, proprietário de terras, caminharam no limite da exclusão social, mas mantiveram absoluta integridade. O resultado foi surpreendente e afetou todas as gerações que se seguiram. Uma história fora do comum que vai de uma estratégia sexual a uma aliança racial, que transcorre sob a invisível mão de Deus, o qual lhes recompensou a fidelidade e a espera de forma surpreendente, pois vieram a fazer parte da linhagem do Rei dos reis."


Resenha:
O livro de Rute tem apenas quatro capítulos e que estão reescritos neste livro de John Piper, assim, você pode ler em qualquer lugar, mesmo que sua Bíblia não esteja ao seu alcance.
Cada capítulo traz uma amostra a muito atual da soberania de Deus no nossos momentos de extrema dificuldade, como no caso de Noemi, que perdeu o marido e os dois filhos em uma “Terra estranha”.
Também mostra o que no título é chamado de raça, mas que se refere ao casamento entre estrangeiros – no caso, um israelita e uma moabita – e como isso é não impedimento para Deus agir, afinal, Rute (e Raabe) estão na genealogia de Jesus Cristo.
Por fim, o ponto que trata de sexo mostra a importância de saber se guardar e esperar o momento de Deus. Vamos combinar que para Boaz, um homem importante e que já devia ter passado do que era considerado “a idade de casar”, esperar pelo momento certo não deve ter sido fácil. Mas acho que o fim de tudo, o "bisavô" do rei Davi só teve o que agradecer.
Ler a Bíblia é uma coisa, estudar a Bíblia é outra. Se a sua ideia é de estudar e aprender, o livro “Doce e amarga providência - Sexo, raça e soberania de Deus” pode ser um instrumento de apoio muito valioso.
Como último comentário, acho que minha visão sobre as histórias de Raabe e Rute (seguidas) mudou completamente depois que li “Pérola na Areia” , que já tem resenha aqui no blog, e este livro de John Piper. Então, boa leitura!
Autor: John Piper
Editora: Voxlitteris
128 páginas

You Might Also Like

2 comentários

  1. Li Pérola na Areia já estou a procura deste...
    Você me ganhou nessa descrição!
    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Li Pérola na Areia já estou a procura deste...
    Você me ganhou nessa descrição!
    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir