Livros

O Fator Melquisedeque

10:54

Olá Cronistas,

Nada melhor do que começar nossa semana com resenha, né? E hoje venho compartilhar com vocês sobre o livro “O Fator Melquisedeque”, que já entrou para minha lista de melhores leituras do ano.



Antes de mais nada, é importante dizer que esse livro é bem antigo, se não me engano, foi escrito mais ou menos quando eu nasci (faz tempo), então, alguns termos podem ser bem antigos, mas a mensagem central do texto é muito mais atual do que se possa imaginar.

Sinopse:
Neste livro, Richadson conta mais 25 histórias fascinantes, que mostram a semente do Evangelho deixada por Deus em cada cultura do mundo. Ele chama este tipo de Revelação Geral de Deus O Fator Melquisede, usando o nome do sacerdote a quem Abraão prestou homenagem no Livro de Gênesis. 

Este livro mudará as idéias de muitos cristãos sobre os povos pagãos e sobre a soberania de Deus.

A proposta do autor é mostrar como Deus tem se revelado, durante vários anos para muitas culturas e de formas diferentes, mas que no final, significam a mesma coisa. Assim, o livro fica dividido em duas partes, a primeira é chamada de “O Fator Melquisedeque” e a segunda, chamada de “O Fator Abraão”.


Quanto o autor fala em Fator Melquisedeque se faz referencia clara a este individuo citado em Gênesis 14: 18-24 por abençoar a Abraão em nome do Deus Altíssimo. Ou seja, se Abraão foi o primeiro patriarca, era ela quem deveria abençoar a Melquisedeque, certo? Isso significa que antes de Abraão conhecer a Deus, Melquisedeque já o conhecia e o adorava. Como? Porque Deus já havia s revelado a ele, mesmo sendo de Canaã, Deus buscou alcança-lo, como a vários outros povos também.


Por outro lado, quando o autor fala em Fator Abraão, ele destaca a promessa que Deus fez (Gênesis 12: 2-3) “2 E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei que te amaldiçoar; e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti.” Resumindo, Abraão não prosperaria por nada, mas para ser uma benção e para abençoar todas as famílias da terra. E antão, vemos o trabalho missionário, que já teve o caminho preparado por Deus.


O livro inteiro é surpreendente. Ver como Deus se revelou aos atenienses antes da chegada de do apóstolo Paulo; aos coreanos antes da chegada de missionários protestantes; a tribos indianas desconhecidas antes dos missionários; ao povo Inca antes da chegada dos espanhóis; e como iniciou a Grande Comissão.


Meu único ponto contra é a capa, que merecia uma renovada. Fora isso, é leitura obrigatória para quem não entende muito sobre o que é, realmente, missões, e principalmente para quem ama missões. Sem dúvida, uma das melhores leituras do ano de 2017, e da vida também.


E pela primeira vez, a resenha saiu junto com o vídeo. Espero que gostem e não deixem de comentar!


Fiquem com Deus!


Título: O Fator Melquisedeque
Autor: Don Richardson
Editora Vida Nova
182 páginas
Skoob: Adicione

Compre aqui: Amazon


Acompanhe o Ju Li Crônicas


You Might Also Like

7 comentários

  1. Oi Ju!
    A temática livro pareceu muito atraente, afinal fazer uma ligação entre as formas de Deus agir em povos e culturas diferentes é algo singular. No entanto o que mais me chamou atenção foi a questão de missões, um assunto que precisa ser mais abordado entre os cristãos principalmente nesses últimos tempos. Fiquei com vontade de ler!
    Abraços!
    Sorteio (Livro + marcadores) - Inania Verba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inania,
      Fico feliz que o tema tenha chamado sua atenção, o livro é ótimo e nos ajuda a ver a história e a cultura do povos de uma outra forma, sabe? Sem contar que é um livro até fininho, então, a leitura é rápida e com muito conteúdo!

      Bjs
      =***

      Excluir
  2. Oiie gostei muito do seu Blogger, ja estou te seguindo, queria que pfv vc me seguisse tbm, um bjj!!

    ResponderExcluir
  3. Oii! Já tinha visto o livro por aí, mas não sabia muito bem do que se tratava. obrigada por compartilhar a resenha... parece muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, é sempre bom poder ajudar e trocar ideias <3
      P.S. o livro é muito bom mesmo ;D

      Excluir