Estudos

[Estudos.2] Lição 2 - Vencendo o medo da rejeição

08:30



A segunda lição da revista publicada pela editora Betel fala sobre o medo da rejeição e como isso pode afetar a obra para qual Deus nos chamou para fazer. E achei muito curioso as pessoas que o comentarista usou para exemplificar isso: Moisés e Zaqueu.
O primeiro tópico da lição, mostra que deus pode  fazer tudo porque é Deus, mas Ele também se manifesta através de seus filhos para mostrar a sua glória e para nos trazer mais perto DEle. Ele sabe das suas maiores qualidades e defeitos e é exatamente por causa delas que você foi escolhido para fazer determinada coisa.
Moises, por exemplo, foi criado na casa de Faraó, ele foi preparado a vida inteira para ser um líder, então, quem melhor do que ele para levar o povo de Israel à Terra Prometida; mas ainda assim ele teve medo e usou várias desculpas. Medo de que não acreditassem que Deus o escolheu, medo de ser rejeitado por nunca ter se afirmado um hebreu, medo por ter matado um egípcio, medo por ter dificuldades de falar.
Todos esses medos saio muito lógicos e eu não diria que eles fazem de Moisés um covarde, mas ele esqueceu que era o Espírito Santo na vida de Moisés quem mostraria que ele era o escolhido. Sabendo que isso aconteceria, Deus realizou outros milagres apenas para confirmar a fé de Moisés.
Mas, já pensou se ele insistisse em que não era capaz? Além de atrasar o Êxodo (pois Deus também poderia ter usado outra pessoa), Moisés também teria se esfriado espiritualmente, não teria vivido o sobrenatural de Deus todos os dias, não teria tido a experiência que teve com Deus, e isso seria ainda pior.
Por outro lado, Zaqueu não duvidou em nenhum momento da soberania divina quando subiu naquela árvore para ver Jesus passar; e ele tinha motivos para se esconder. Os cobradores de impostos para o Império romano não era os profissionais favoritos de Israel, ser acusado de ladrão sem ter tirado nem um centavo de ninguém não é fácil.
Zaqueu tinha tanta confiança e certeza do amor e do perdão dos céus que não poupou esforços para subir em uma árvore e nem pensou duas vezes antes de dizer que se tivesse roubado de alguém ele devolveria. Como recompensa da sua ousadia, Jesus dormiu na casa de Zaqueu naquela noite. Ele se lançou sem medo e a recompensa dele foi sem medida.
O medo da rejeição pode alcançar a todos, desde grandes lideres até as pessoas mais odiadas em uma sociedade, e para tratar isso existem remédios e acompanhamento psicológico, mas isso não pode te impedir de alcançar o melhor de Deus para você e para os outros. Pedir ajuda não deve ser motivo de vergonha, mas perder o céu por tão pouco é mais do que triste.

You Might Also Like

0 comentários