Livros

Petrus Logus - O Guardião do Tempo

13:34

Meu povoooo!!!

O Augusto Cury escreveu um livro de ficção, acredita? Lá estava eu, de boa, passeando no Shopping, indo para a livraria quando dei de cara com a capa do livro; e confesso: Comprei o livro pela capa! Mas ainda assim, a leitura foi, no mínimo, curiosa. Já falei um pouco sobre o livro na tag Cake Book Aqui, e hoje, trouxe a resenha.


Mesmo após a Terceira Grande Guerra, o preconceito, o poder pelo poder, a escrevidão e a exclusão social continuam presentes no mundo. Sem tecnologia nem acesso a fontes de conhecimento, os habitantes do Reino de Cosmus se veem sob o domínio do rei Apolo e de seus impiedosos conselheiros. Nesse momento, Petrus Logus, filho do rei, se rebela e passa a criticar as decisões do pai e, com isso, assina sua sentença de morte. O mais corajoso e inteligente príncipe se vê diante do maior desafio de sua vida: sobreviver para libertar o reino e reencontrar aqueles que ama. E, em meio a tudo isso, Petrus ainda conhece uma fera que pode tanto destruí-lo quanto salvá-lo.


Já faz quase um mês que tento escrever essa resenha, mas acho que quanto mais eu enrolo, menos eu lembro e a resenha perde qualidade, sem contar que eu também levei quase um mês pra terminar a leitura, então, chega de papo furado e vamos ao que interessa.

O livro é uma distopia com um pouco de fantasia e acontece depois da Terceira Guerra Mundial. E apesar de todas as criticas comuns que livros distópicos costumam fazer [como a forma de governo, ou o comportamento das “elites”] Augusto Cury também deixou sua marca ressaltando e porque não, criticando o amadurecimento emocional das pessoas.


Nessa realidade, conhecemos Petrus, um dos príncipes da nova forma de governo. Contudo, ele foi criado de uma forma diferente do que era costumeiro, podemos dizer que ele foi criado para pensar, e isso faz com que ele seja considerado um rebelde.

E como todo rebelde, ele foi perseguido, e não pouco. Também posso dizer que ele passou por algumas situações degradantes e humilhantes, mas... ele sobreviveu, com a ajuda dos amigos. O que me lembra um versículo que descreve bem o livro:

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24

Só para relembrar, Augusto Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor; e também é muito conhecido pelos livros de autoajuda e com análises sobre a personalidade de Jesus Cristo. Logo, é óbvio que ele se preocuparia em escrever sobre a mente humana.


A verdade, verdadeira é que não gosto quase nada da escrita dele. Já li dois livros dele e não fiz resenha aqui porque não achei muita ajuda neles. Minha impressão é sempre a mesma: Frases de efeito + imparcialidade geral = Não sair do lugar.

Como eu sei que muita gente gosta desse dele, só queria deixar claro o porquê eu não gosto, pois todas essas coisas estão presentes nesse livro. Então, você gosta dos outros livros dele, provavelmente também vai gostar deste; caso contrário, acho que você não vai gostar muito.


O ponto chave é: A história é boa! Dai você se pergunta “Mas Ju, você não acabou de dizer que não gosta do Augusto Cury?” É verdade, mas isso não significa que ele não tenha tido uma ótima ideia para história. O que senti é que ele tinha uma ótima matéria-prima, que não foi bem aproveitada.

Além de ter várias dessas frases de efeito e conselhos diretos sobre comportamento, o livro possui trechos que eram dignos de um capítulo exclusivo, com uma reflexão, mas ao invés disso... Eles eram apenas parágrafos. Tudo muito direto e com pouco espaço para a nossa imaginação.


Para terminar, tem mais uma coisa que você precisa saber, este é o primeiro livro de uma série que, se não me engano, vai ganhar um filme. A história é boa, mas a escrita me incomoda, então, ainda não sei e vou continuar lendo os livros ou se vou esperar pelos filmes.

E vocês, gostam do Augusto Cury? Ou tem “resistência” como eu? Já leram o livro? Seu comentário é muito importante, preciso mesmo trocar ideias com alguém sobre esse livro xD




Autor: Augusto Cury
Editora Saraiva
294 páginas
Compre aqui: Submarino/ Saraiva/ Americanas

Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

8 comentários

  1. Ju, como você mesmo disse, tem pessoas que gostam e outras que não. Eu estou no meio. Explico: já li algumas das obras dele e confesso que o livro "O Futuro da Humanidade" foi um dos melhores livros que li. Na minha lista dos 20 melhores ele se faz presente. Já O Vendedor de Sonhos,por exemplo, na minha opinião se perde nos clichês. Agora, vamos falar do livro em questão: eu simplesmente A-M-E-I!!!! Como você disse, a narrativa está cheia de frases de efeito. Mas a história é tão gostosa, cativante que relevei. A única coisa que não gostei foi descobri, apenas no fim do livro, que este é o livro 1. Quase morri de ódio!!! E agora, como fico??? Em cólicas para esperar o próximo e sem saber quantos livros são. Você sabe? Abraços, Eliene Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliene =D
      É até engraçado como alguns livros funcionem bem e não funcionam quase nada para alguns leitores, principalmente se forem livros diferentes do mesmo autor. Até agora não descobri nada sobre a continuação ou sobre o filme mas não custava nada eles terem avisado logo no inicio que era uma série e tal's. Mas, se a publicação for acompanhar o padrão normal das séries, o próximo deve sair em 2016, e o filme aparecer assim que terminarem os livros,né? Não sei, é pura imaginação mesmo xD

      Bjs

      Excluir
  2. EU nçai sabia que esse livro era do August Cury, pensei que ele só escrevia auto ajuda kkk' bem, eu acho que já li algo dele só não lembro. não sei se leria, você não gostando, acho que tb não vou gostar :/

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana =]
      Eu também pensei que ele só escrevesse autoajuda, por isso que quando vi o livro já fui comprando, vai que, né? Kkkkkk, mas obrigada pela confiança ("você não gostando, acho que tb não vou gostar :/"). Talvez eu leia o próximo livro e talvez u mude de opinião, mas eu te conto de qualquer forma xD

      Bjs

      Excluir
  3. Nossa... primeiro: SEU BLOG ESTÁ COM UMA APARÊNCIA LINDA *--*
    Em breve voltarei com o meeu.. rs não aguento!
    Segundo: Eu nem sabia da existência desse livro rs :oo
    Não fiquei muito animada para lê-lo ao ler sua resenha, confesso kk Mas, é uma opinião né?! rs
    Eu já li alguns livros do Augusto Cury, li o "Seja Líder de Si Mesmo", e os da Série "Vendedor de Sonhos"...comecei a ler também o "Colecionador de Lágrimas", mas esse eu abandonei rs .----. Infelizmente rs, mas é um livro interessante, tem muitos dados históricos sobre o nazismo, mas eu não tive paciência para ler :/ (quem sabe algum dia eu me empolgo para ler inteiro). Mas, apesar de já ter lido tantos eu não me empolgo muito em ler os livros dele, acho que não são livros que você lê em uma sentada rápida...são livros que sempre me fazem refletir de algum modo, mas que mesmo que tenha um pouco de emoção, não me fazem "comer o livro" hahaha Complicado, não entendo o que acontece kk
    Enfim, vou parar de falaar rs

    bjo ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninhaaaaa <3
      Que saudades de você por aqui! Obrigada pelo carinho, já vou ficar de olho esperando seu próximo post =D
      Acho que tive a mesma sensação que você quando leu "Colecionador de Lágrimas", não sei explicar muito bem qual é o problema com o livro, mas eu li e parei muitas vezes e isso faz perder a graça, né?
      Se eu chegar a ler o segundo, espero que seja melhor xD

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Ju!
    Eu li um livro do Cury mas tem um bom tempo viu, não lembro direito qual foi nem da história... Só sei que faz parte de uma das séries mais famosas dele, do Vendedor de Sonhos. Gostei, mas não li nenhum outro.
    Estou vendo muito desse livro nos supermercados aqui da cidade. Peguei ele uma vez e li a resenha, mas não comprei não... Deixei pra lá. Não sei se vou ler também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tudo, vende livros no supermercado da sua cidade!?! Vou me mudar agora kkkkk
      Então, essa relação com os livros do Augusto Cury são estranhas, né? As vezes funciona, outras vezes não, e quando funciona isso não quer dizes que, necessariamente vamos ler a continuação. É confuso, mas vai que um dia mudamos de ideia, né!?!

      Bjs

      Excluir