Estudos

[Estudos.3] Lição 3 - Como vencer a angústia

21:04



Olá pessoal o/
Boa noite, para ser mais exata, né? Eu sei que este não é um horário comum para as postagens, mas nos próximos meses ele é o único que terei livre. Tanto que nem sei se continuarei com dois posts por semana =S. Sim, serão meses bem puxados.
Mas vamos ao assunto de hoje, né? Já faz algum tempo que não comento as lições da revista da Escola Bíblica Dominical (da editora Betel); por isso é melhor voltarmos logo, antes que comece a próxima revista. Nem sei qual será o tema, mas se também for bom, quero comentar aqui também :]
O tema da lição 3 é “como vencer a angústia”. Angústia é aquele sentimento de vazio desesperador que sentimos quando alguma coisa está se complicando de verdade, e isso começa a dar sinais físicos, em nosso próprio corpo e fisionomia; a coisa é tão séria que das pessoas que vão ao pronto-socorro com problemas cardíacos, tipo infarto, só 30% tem mesmo esse tipo de problema. Segundo o dicionário Aurélio online, a angústia é:

"s.f. Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa: os estremecimentos da angústia. / Inquietude profunda que oprime o coração: uma angústia mortal. / Filosofia. Experiência metafísica, para os filósofos existencialistas, através da qual o homem toma consciência do ser. (Sin.: agonia, ansiedade, apreensão, aperto.)"

Essa é uma das “enfermidades da alma” que é até bem comum, e o comentarista da revista (a pessoa responsável por planejar as lições) mostrou vários exemplos como, [Gn3.7-10] Adão e Eva no Jardim do Éden nesses eu nunca tinha pensado e também tem o exemplo muito conhecido de Jó [Jó 7.11].
Ah! E é claro, momentos antes da crucificação Jesus também sofreu assim [Mt 26.36-46], e foi justamente com a angústia e sofrimento dele que temos a garantia de que a nossa não irá nos vencer assim “tão fácil”. Ele mesmo afirma que “Tenho-vos disto isto, para que em mim tenhas paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” [Jo 16.33]
Se você parar  e pensar alguns segundos vai ver que Jesus carregou a angústia pelo pecado de todo o mundo, e mesmo sendo homem e com a vontade humana de, digamos, “chutar o balde” ele não só não fez isso, como também venceu e garantiu que venceríamos também. Tudo depende de quanto confiamos no amor de Deus e buscamos a Sua presença.





You Might Also Like

2 comentários