Crônicas

As Marcas de Paulo e as Tatuagens

17:30

Mais um dia de crônicas!!!

A última crônica que tivemos aqui no blog, foi escrita pela nossa autora parceira Clarice Pessato, saiba mais sobre ela AQUI, e sobre o livro de testemunho dela AQUI aviso logo que é forte. Nessa crônica, sobre “A Marca da Propriedade”, a Clarice falou sobre marcas que todos temos e a Alanna Evelyn, do blog Menina Caprichosa, sugeriu um papo sobre tatuagens, e a Clarice veio falar um pouco sobre isso. Bora conferir?

As Marcas de Paulo e As Tatuagens

"Porque eu trago no meu corpo as cicatrizes (marcas) que mostram que eu pertenço a Jesus." (Gálatas 6:17)  

Tatuagem é uma das formas de modificação do corpo, pois se trata de uma marca ou desenho permanente feito na pele humana obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. Existem dúvidas com relação a ser pecado ou não fazer tatuagens. Eu não tenho a resposta, e a questão aqui não é ser contra ou a favor a tatuagem, mas eu pretendo apresentar a palavra de Deus para você meditar e, com inteligência e bom senso, tirar as suas conclusões.

Versículos bíblicos são usados para confirmar a aprovação ou desaprovação de Deus em fazer tatuagens no corpo. Na Bíblia não podemos usar versículos isolados e é importante levarmos em conta o contexto, identificarmos que algumas coisas são culturais, outras específicas e perenes e alguns ensinos podemos dizer que são didáticos para um plano divino.


  

As “marcas” a que o versículo de Gálatas se refere eram feitas para destacar escravos, estrangeiros, fugitivos ou malfeitores. E que marcas eram essas no corpo de Paulo? Prisões, cadeias, açoites, calamidades, apedrejamentos e muitos tipos de maus tratos sofridos em decorrência do testemunho dado por ele a respeito do evangelho. Somos remetidos à cruz ao pensarmos nas marcas de Jesus. As marcas no corpo de Paulo não eram tatuagens. (2 Coríntios 11.23-28). O corpo de Paulo era marcado pelas chicotadas e torturas.

O nosso corpo não nos pertence, pois ele foi comprado pelo sangue de Cristo e devemos glorificar a Deus no nosso corpo. Nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos pelo sacrifício de Cristo na cruz e pertencem a Deus. A conscientização do senhorio divino em nossos corpos dispensa denunciar a origem e a filosofia que estão por trás da prática de tatuagens.

A decisão para fazer uma tatuagem deve iniciar com a pergunta: Porque você quer fazer uma tatuagem? Ao expor o seu corpo para fazer tatuagens qual é a sua motivação? Qual é a verdadeira intenção do seu coração?
Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens, o próximo versículo nos dá um importante princípio:
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6.19,20)

   
Somos habitação de Deus, por isso cuidar bem do nosso corpo podemos dizer que é uma forma de culto. A conscientização de quem habita em nós deve sempre pesar no que fazemos e o limite em relação a nossos corpos, pois, se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de Sua aprovação antes de neles deixarmos “marcas” com tatuagens.

O corpo humano, obra prima da criação de Deus, faz parte do propósito divino para nossa vida enquanto estivermos neste mundo. Então, busque ser santo, ou seja, separado para Deus. (1 Coríntios 3.16, 17).

Sabendo que tudo o que fazemos deve glorificar a Deus precisamos perguntar: Tatuar seu corpo vai trazer glória para Deus?
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

A palavra de Deus nos diz que não devemos amar nem nos associar com as coisas do mundo. É preciso sondar nosso coração para ver qual é a nossa intenção. (1 João 2.15). É importante verificar tudo, pois não devo trazer ou causar escândalo para alguém com minhas ações.  (Romanos 14.15-16); (1 Coríntios 6:12) (1 Coríntios 14:40) (1 Tessalonicenses 5:22).

Os motivos para fazer tatuagem podem ser vaidade, rebeldia ou para se associar a uma turma. Mas, se você quer fazer uma tatuagem para seguir uma moda ou mostrar que faz parte de certo grupo, lembre-se de que as tatuagens são permanentes, e você poderá se arrepender depois. Examinar sua motivação poderá ajudar você a tomar uma boa decisão. Tenha calma, não seja precipitado. A decisão de fazer uma tatuagem pode afetar a vida da pessoa por muito tempo em assuntos como relacionamentos e emprego. Além disso, em caso de arrependimento, remover tatuagens pode ser caro e doloroso. (Romanos 12:1); (Provérbios 21.5).

Em 1 Timóteo 2.9 a palavra é dirigida às mulheres, mas pode ser usada aqui pois, ao pedir recato no vestir, Paulo está querendo dizer que a maneira de apresentar nosso corpo deve ser procurar não chamar atenção para si mesmo, mas para Jesus.



Você é o santuário do Espírito Santo. E Ele veio para nos ajudar em todas as situações. Antes de fazer uma tatuagem peça a confirmação para o Espírito Santo. Deus tem a resposta para você. E a paz de Cristo será o árbitro em seu coração. (Colossenses 3:15)

A obediência a seus superiores é muito importante. Não se tatue se seus pais ou líderes espirituais não concordarem. Pense, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo.
“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23)

E quanto a quem já fez tatuagem? Nós não vamos julgar, mas o nosso papel é amar.

Através da palavra de Deus aprendemos que o nosso corpo é o santo dos santos onde o Espírito Santo habita. Quer mostrar seu amor por Deus? Mostre com a sua vida, com o seu comportamento. A melhor maneira de você representar a Jesus, de dizer que você o ama é viver como alguém que ama a Jesus. Demonstre com a sua vida que você ama a Deus. Fazer uma tatuagem em alguma parte do corpo para anunciar a Cristo não é suficiente, mas ter o firme propósito de viver para a glória de Jesus no mundo.

O mais importante de tudo que foi escrito é a nossa obediência à direção de Deus para chegarmos ao fim da nossa vida vencedores e sermos todos tatuados por Jesus!
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” (Apocalipse 3:12)
  
Um abraço
Clarice  Pessato


Bem pessoal, é isso, nem preciso comentar nada, porque tudo o que pensei em falar ela já disse, ficou completo. Espero que tenham gostado tanto quanto eu!


Que Deus os abençoe!!!


Acompanhe o Ju Li Crônicas






Acompanhe a Clarice Pessato


You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi Ju, oi Clarice!!!
    Texto polêmico hein.
    Num acampamento de Carnaval surgiu esse assunto, e o pastor perguntou pra todo mundo sobre isso, e o que faríamos se uma pessoa sem nenhuma tatuagem entrasse na igreja. Depois, perguntou: e se um todo tatuado entrasse? Faria a mesma coisa?
    Foi um tempo muito bom e pra reflexão. E o melhor é que ele disse exatamente o que a Clarice deixou aqui. Bênção demais!
    Abraços! | Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di,
      Gostei da pergunta do pastor sobre o tema, justamente pela reflexão. Podemos até pensar sobre o tema de foram geral e tal's, mas com uma pergunta sobre o que faríamos a questão toma um novo formato =D

      Excluir
  2. Oi linda, te indiquei para responder uma tag. Espero que possa responder. Um beijo ! (http://blogvictoriachristine.blogspot.com.br/2015/11/tag-liebster-awards.html?m=1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória,
      Obrigada pela carinho e me indicar para a tag!

      Bjs =**

      Excluir
  3. A grande verdade é que tudo nos é licito mas nem tudo nos convém , no fundo as pessoas sabem que tatuagem não agrada a Deus ,quando somos verdadeiramente nascidos de Deus o Espirito santo nos dá o discernimento do certo e do errado, amei conhecer o seu canal!!!bjssss
    http://falandodevidacf.blogspot.com.br
    http://www.youtube.com/c/CarlaSantanahinode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oli Carla,
      É sempre bom ouvir o Espírito Santo mesmo, Ele nos direciona pelo caminho em que devemos andar, principalmente quando temos duvidas, confusão não vem de deus, né? xD
      Obrigada pelo carinho!!!

      Bjs

      Excluir
  4. Olá tudo bem?
    vim te fazer uma visitinha
    seu blog é lindo muito fofo
    tem muitas postagens legais
    As tatuagens muitos gostam e acham bonitas,
    mas não devemos marca nosso corpo.É bom refletir sobre isso.
    Bem vinda a comunidade clube das blogueiras.
    bjs até outro dia ^^
    www.bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, obrigada pela visita e pelo carinho =D
      É sempre bom refletirmos antes de fazer qualquer ocisa, ainda mais quando for algo permanente, né?

      Bjs e até =**

      Excluir