Bíblia

Deuteronômio

18:28

Olá Cronistas,

Nossos resumos da Bíblia têm ficado um pouco atrasados, mas eles continuam por aqui; só vamos parar com eles quanto completarmos todos. E, seguindo com a leitura, hoje vamos falar do livro de Deuteronômio.



A tradução do grego par este título é “Segunda Lei”, e o livro possui este nome, pois é como uma carta de despedida de Moisés, a qual ele escreveu para lembrar o povo de Israel sobre as leis de Deus. Um detalhe curioso sobre este livro é que ele relata um período de, talvez, apenas um mês, enquanto que em Números o relato é de trinta e nove anos.



O povo que entraria na terra de Canaã era uma nova geração, quase ninguém tinha uma lembrança pessoal do Egito, pois a maioria já havia morrido; então, Moisés escreveu este livro para contar a esta nova geração sobre a aliança de Deus, sua lei e fidelidade, milagres e livramentos e; bênçãos e maldições/ castigos sobre a desobediência.



Uma forma de dividir o livro, para uma visão mais geral, é quatro partes:

1ª Parte: Um relato mais histórico, que relembra a incredulidade do povo quando chegaram à terra prometida e não creram que Deus a daria para eles; por isso, andaram no deserto por quarenta anos. E também instrui ao povo a temer e obedecer a Deus.



2ª Parte: Aqui o foco são as leis do concerto, ou seja, as leis sobre os dez mandamentos; adorar somente a Deus; promessas e advertências; os falsos profetas; alimentação; dízimo, ano sabático (nesse ano muitas coisas eram feitas de um jeito diferente, para abençoar ao próximo); as festas anuais; as autoridades; as leis civis e sociais, e os detalhes de cada uma delas (usei apenas os títulos da minha Bíblia para não ficar muito longo).



3ª Parte: Esta parte fala sobre a aliança com Deus, sobre as bênçãos e maldições que viriam sobre o povo de Israel caso escolhessem seguir ou não as leis de Deus, e aqui Moisés quase que pega o povo pelo braço e sacode para que fosse um povo obediente que ame e honre a Deus com sinceridade.



4ª Parte: Por fim, os últimos capítulos falam sobre a escolha de Josué como novo líder do povo e narra também a morte de Moisés. Acredita-se que Moisés tenha terminado de escrever este livro um pouco antes de sua morte e que ela foi acrescentada, depois, por Josué, como uma forma de homenagem.



No fim das contas, este é um livro que fala bastante sobre obediência e fé, afinal, todo o relato histórico foi para que a nova geração cresse, pois eles não viram aqueles milagres de Deus (assim como nós) cresse; mostra o que faria deles um povo diferente, se fossem obedientes; a depois, fala sobre bênçãos para que é sincero em fé e obediência e consequências para quem acha que pode ficar brincando com o perigo; e por fim, uma demonstração de como Deus honra aqueles que estão com Ele pelo que Ele é. Ou seja, tudo envolve obediência e fé, tipo, #ficaadica.



Uma última curiosidade sobre este livro é que ele é citado no Novo Testamento por quase cem vezes. Por exemplo, quando Jesus foi tentado pelo diabo, ele respondeu usando trechos de Deuteronômio (Mt 4. 4,7,10 e Dt 8.3; 6.13,16); e também quando lhe perguntaram qual era o maior mandamento da lei (Mt 22.37 e Dt 6.5).

E terminamos por aqui, espero que vocês tenham gostado, pessoalmente, esse foi o livro em que menos passei raiva, afinal, não era um relato e sim uma carta de recomendação, né? xD Não deixem de comentar o que vocês acharam e suas opiniões sobre o livro também.




Fiquem com Deus!

Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ju! Acho muito legal esses seus resumos, ficam muito bem feitos.
    O interessante é perceber que o povo meio que ficou no deserto porque quis né, pois foi a falta de fé e desobediência que o fizeram ficar aonde estavam. É bem interessante esse livro da Bíblia! Um dos que mais ficaram gravados em mim quando li, depois Deuteronômio tbm...rs

    bjos

    www.aninhamorando.com.br

    ResponderExcluir