Livros

Pérola na Areia - A história de Raabe

14:44

Olá Cronistas,


Esse é o tipo de livro que não tem muito como ficar sem spoiler, até porque, todos já conhecemos bem a história de Raabe. Para quem não se lembra, aqui vai um resumo rápido do que a Bíblia relata - que já é pouco. Raabe era uma meretriz na cidade de Jericó, cidade prometida ao povo de Israel; já sabendo disso ela ajuda espiões israelitas que foram a Jericó e em troca da ajuda ela e sua família foram salvas quando os famosos muros da cidade se renderam aos israelitas; também sabemos que ela se casa com Salmom, homem importante da tribo de Judá, e deles nasce Boaz, que só pra lembrar é bisavó de Davi, sim o Rei Davi.


Como uma gentia, marcada por um passado arruinado e de má reputação, pode fazer parte da linhagem de Cristo e se tornar símbolo de fé autêntica e irrepreensível diante de Deus? Seria possível.

Alguns podem questionar o fato de Raabe ter sido respeitada, a ponto de ter seu nome escrito nas Escrituras, mas poucos teriam a mesma ousadia. O livro Pérola na Areia quebra alguns tabus acerca da redenção dessa mulher que, embora gentia, reconheceu a soberania do Deus de Israel e ousou enfrentar o seu próprio povo. Ela fez a graça de Deus alcançar sua vida, tornando o pecado como fio escarlate, agora, na pureza mais alva que a neve. Todos conhecem a história de Raabe, a prostituta, mas poucos reconhecem que foram sua ousadia e fé balizadas pela boa obra que salvaram os espiões e os ajudaram a conquistar a Terra Prometida.

Pérola na Areia o conduz a uma incrível e emocionante jornada pela história de uma gentia, que, em meio a uma nação pagã destruída, teve a vida poupada como fruto de sua fé sincera. Vemos, também, que Salmom — um grande homem de fé, influente líder de Judá estimado em toda Israel e inimigo dos gentios — fará Raabe redescobrir um sentimento intenso e conflitante que começará em seu próprio coração.

Descubra como uma gentia alcançou tal graça diante de Deus e fez parte da genealogia de Cristo.

Durante a leitura, uma coisa que precisa estar muuuuuuuuuito clara é que este é um livro de ficção. Eu sei que você sabe disso, mas a autora é tão boa e a interpretação dela dos fatos são tão coerentes que pode ser que você esqueça disso – aconteceu muito comigo. Então, fica a dica de amiga.


No livro Tessa (a autora) conta como Raabe pode ter se tornado uma meretriz, e o que a fez preferir fazer isso “nas ruas” do que nos templos; também conta como ela ouviu falar sobre os israelitas e seu Deus de milagres e maravilhas – e coloca maravilha nisso, já que não era comum deuses abrires mares para as pessoas passarem. Um dos melhores momentos pra mim foi a conversão dela, foi tipo, coisa de gente doida mesmo, coisa de crente xD


A Autora também fala sobre como deve ter sido complicado ela fazer parte do povo de Israel por conta de preconceitos, não só do povo mas preconceitos dela também. E é claro, nosso momento romance, porque até ela se casar com Salmom teve barreiras dela e dele, e depois do casamento então ... como o passado dela era um tanto pesado nosso protagonistas tem que ser bem fortes.


O mais fantástico do livro é que ele não fica só no romance, tem as guerras que a gente pode ler no livro de Josué, tem muito de edificação pessoal em todos os momentos para todas as situações, nossos preconceitos e arrogâncias, toda preparação para a “Terra Prometida” – do povo e de Raabe -  e muito sobre a fé, aquela que faz o mar abrir e o sol parar no meio do dia; e também como Raabe foi parar na genealogia de Jesus, porque vamos combinar que dá pra contar nos dedos os nomes de mulheres que aparecem no primeiro capítulo do livro de Mateus.


Bem, considerando que a Bíblia tem pouquíssimos versículos sobre Raabe, o livro é incrível, com um foco bem interessante no assunto “transformação de si mesmo”; e se prepare para uma senhora ressaca literária. Esse é o primeiro livro que leio da autora e não vejo a hora de pegar as traduções dos próximos. Apesar dos poucos erros de correção, mas não é nada que te faça querer pular do meio-fio.


A história como a Bíblia relata está em Josué dos capítulos de 1 à 10 (mais ou menos), eu li o livro de Josué todo e por isso o versículo que eu acho que resumo bem a história toda é:

 “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

Pra terminar, uma música que combine com tudo, talvez "Só uma Frase" da Mariana Valadão. Esse é um livro de romance, talvez não agrade muito ao público masculino mas também não é tão complicado.





Autora: Tessa Afshar
Editora: BV Books
1ª edição
352 páginas

Compre Aqui: BvBooks/ Saraiva/ Submarino/ Cultura/ Amazon


Fiquem com Deus!


Acompanhe o Ju Li Crônicas


You Might Also Like

8 comentários

  1. Ameei, esse livro é perfeito!
    Você já conhece os livros relacionados ao filme "Quarto de Guerra"? Dá uma olhada www.quartodeguerra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nikaelly =D
      Desculpe a demora, precisei ficar um tempo fora do blog. Mas eu vi sim o filme, só não li os livros e também não conhecia a página, tem muita coisa. Obrigada pela dica <3

      Excluir
  2. ótima resenha, acho que já li todas as resenhas da net sobre este livro, dei de presente mas ainda não li. Uma curiosidade para vc, as mulheres não podiam aparecer em genealogias, só os homens, então quando vc ver o nome de uma mulher, pasme, é uma muitissimo honrada por Deus e exaltada diante de todos. Por exemplo, na genealogia de Jesus, não aparece Maria, mas Jesus é genética dela, pois ela é da tribo de Davi, teria de ser para cumprir a profecia, José também era da tribo de Davi, ou seja, Judá, mas foi Maria e seu sangue no próprio sangue de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marynha =D
      Eu também acho que já li todas as resenhas desse livro na internet, só pra ter mais um gostinho da história hahahaha. Eu já sabia dessa curiosidade, mas o que mais me impressiona são as histórias dessas mulheres [Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria] e por outro lado, não aparecem outros nomes como Eva, ou Sarah, por exemplo =O

      Excluir
  3. Atenção para o livro de Ruth e Boas da mesma autora, será nota 1000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense em uma pessoa que já está roendo as unhas por esse livro! Eu mesma o/

      Excluir
  4. Considero meu livro n.3
    A Bíblia é a primeira!!
    "A Bênção" de Jhon Trent e Gary Smaley é espetacular, recomendo e solicito seu comentário, por favor! Ele é o top2! (Tenho costume em pedir bênção aos pais desde nova, mas ele trás uma nova perspectiva)
    Sobre Pérola na Areia acho que a Tessa me fez ter um novo olhar pela redenção, amor ao próximo e a fé expressa por Raabe é uma das mais admiráveis, ela é relatada como uma pessoa que tem muita sede de encontrar a Deus e ama-lo com toda intensidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que é o seu nº3? Agora fiquei curiosa pelo 2 e o 1, já coloquei na minha lista de desejados do Skoob! Sim, sim, esse novo olhar foi que me chamou a atenção neste livro, porque antes, eu apenas passava pelas genealogias e não imaginava nada, mas existe uma hisória de fé nessas poucas linhas ;D

      Excluir