Livros

A Ovelha e o Dragão - A Consumação

12:22





E tem como descrever aquele frio na barriga que você sente quando finalmente pega o último livro de uma série incrível? Difícil, muito difícil mas a resenha precisa ser feita, seria muito egoísmo meu não compartilhar com você o final dessa história sem contar que eu não tenho mesmo essa capacidade, né?

Sinopse:
“A batalha espiritual está presente no mundo o tempo todo, mas nem todas as pessoas têm consciência disso; e a envolvente história sobre o relacionamento entre a filha de um pastor e um ex satanista chega ao seu ápice dessa batalha travada nos mundos físico e espiritual.
Neste terceiro livro Renata Martins encerra a trilogia da emocionante história de Cristiano e Raquel, com um final surpeendente”

Leia Aqui a resenha do primeiro livro “A Ovelha e o Dragão – Os  Escolhidos”

E

Leia Aqui a resenha do segundo livro “A Ovelha e o Dragão – A Restauração”


Todos já sabemos que a série “A Ovelha e o Dragão” trata de um romance entre a filha de um pastor e um ex-satanista e é justamente por isso que a história tem um destaque incrível para o mundo espiritual. Coisas que a maioria dos cristãos já sabem, mas que, por algum motivo humano, inexplicável, sempre esquecem ou acham que não é nada eita engano forte!!!

O título “A Consumação” não quer dizer apenas o final da série, o ponto central deste livro é o casamento; e a autora, Renata Martins, trata desse assunto não apenas da forma tradicional, a união de homem e mulher, mas como o inicio de um ministério, o que significa isso no mundo espiritual e as responsabilidades para as duas vidas, não apenas o mar de rosas que estão nos livros tipo “capa-cor-de-rosa” e eu considero este um livro da capa cor-de-rosa!



Este último livro teve direito a tudo o que se pode imaginar: fuga, romance, mais ameaças, confronto espiritual, morte, livramento divino, acidente, decisões humanas, tiros, batalhas épicas, conversas “constrangedoras”, muuuuuita oração e o constante aprendizado. Muita coisa, né? Mas eu diria que o fim se resume a três pontos essenciais.

O primeiro é, até onde uma pessoa é o centro da sua vida e não Deus? Por que, lembrando no inicio da história, se Cristiano estivesse buscando a Deus e não a Raquel, muita coisa seria mas simples, ou pelo menos, óbvia na vida desse casal. Mas não foi só Cristiano quem passou por esse confronto, Ana Luisa (melhor amiga de Raquel) também passou por uma situação bem complicada e que nos faz pensar no que estamos “fazendo da nossa relação com Deus” e com o próximo seja ele quem for!!!

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23




Mais uma coisa que me prendeu muito foi o quanto nos momentos de desespero pensamos que a decisão de todas as coisas só depende de nós, da nossa vontade, que podemos resolver tudo sozinhos e isso é sempre nos maiores momentos de crise. Quantas vezes deixamos de buscar a vontade de Deus nas situações mais criticas e até mesmo bobas e depois dizemos que é tudo culpa do Diabo. Na maioria, esmagadora,  das vezes a culpa é nossa mesmo: ação e reação; escolha consequência.

“Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nos faremos menção do nome do Senhor.” Salmos 20:07

E por fim, o assunto casamento, quem não esperava por isso no fim da série? Eu já estava em ponto de destruir minhas unhas com tanta ansiedade. Mas o destaque fica em como a autora abordou o assunto, nunca tinha lido nenhuma literatura tão completa e que não fosse agressiva. Verdade seja dita, na igreja quase não se fala sobre sexo, então, não me espanta que muita gente esteja “trocando os pés pelas mãos”.

Vivemos em um tempo de conhecimento e dizer que “não pode porque é pecado” não é o suficiente, é preciso falar sobre o que isso significa e suas consequências sejam boas ou ruins e não apenas sobre punição. Isso é o culto racional, quando você entende o porque de determinada ação e concorda com ela, ou não, você está pensando sobre o assunto. Nesse ponto, Renata Martins foi incrível, principalmente por falar do assunto sem ficar “instigando” ninguém, diferente de muitos livros que tem feito sucesso hoje em dia.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”              Romanos 12:01



Bem, faltando poucas páginas para o final do livro eu quase um treco do coração, a Renata foi muito criativa quando falou sobre o mundo espiritual, por aquela eu não estava esperando, nada nem tinha passado perto da minha imaginação e eu amei todas as surpresas.

Então a série está mais do que recomendada. O final não deixou pontas soltas e por mais que vá bater aquela saudades dos personagens, esse foi o tipo de final que você fica mais do que satisfeito. Sem contar que a gente também sempre pode voltar a reler do primeiro livro ;D

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.”       1 Coríntios 2:09

Autor Renata Martins
Editora Danprewan
Ano 2014
427 páginas
Romance - ficção
Compre aqui: Submarino/ Saraiva/ Americanas

You Might Also Like

1 comentários

  1. olá, me chamo Jéssica.

    Foi a primeira vez que visitei seu blog, posso dizer: adorei a maneira que você expõe suas postagem. Como você aborda os temas dos livros.

    irei passar aqui mais vezes! :)

    ResponderExcluir