Livros

A Bandeja

20:20




Meu livro queridinho do coração foi republicado pela editora Arqueiro, e é claro que eu não poderia deixar de fazer uma resenha nova, né? Ainda mais com as atualizações que ele teve, não foram muitas, mas que tem a edição anterior deve estar curioso :D

Sinopse:
“Aos 18 anos, Angelina está prestes  a viver o maior desafio de sua vida: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção dos pais.

Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, uma frequentadora assídua de festas e chopadas que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias e os professores não parecem comprometidos.

Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico – ou Rico -, um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que rico é seu professor de linguística e se interessaria por ela também.

(...)


Primeiro volume da série ‘Despertar’, A Bandeja é um romance arrebatador que retrata os dramas e provocações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência e deve trilhar de novo o caminho do amor verdadeiro e de Deus.”


O livro “A Bandeja – Qual pecado te seduz?” foi o meu primeiro livro de literatura evangélica (que comprei por mim mesma) e logo de cara eu já sabia que iria gostar dele, tanto que quando comprei o meu, mesmo sem ler, comprei um para minha amiga Patrícia, já deve ter um ano, mas até hoje usamos alguns pontos do livro como referencia nas nossas conversas.




Mas eu moro em Brasília, e a Patrícia no Rio de Janeiro, então, quando voltei para casa, emprestei o livro para minha amiga Narayana, que comprou um pra ela algum tempo depois, por fim, emprestei ele para minha amiga Jessica, que foi morar na Bolívia, e como eu não tinha nada de especial pra dar a ela, dei o meu livro :D que ela também amou hahahahaha



Enfim, esse livro já rodou bastante na minha mão, até chegar na Bolívia, e mesmo com algumas mudanças, a essência dele continua a mesma. Daí você me pergunta: "Ma Ju, que mudanças foram essas?" Na verdade, elas foram mais atualizações, na edição antiga a Angelina não usava coisas como facebook ou whatsapp, só e-mail, e acho que essa foi a mudança mais significativa, as outras são parágrafos a mais, que não existiam no outro livro. Mas não se preocupe, nada que mude o propósito do livro.




Se você não leu a outra resenha, vou explicar em um parágrafo, porque não faz muito sentido ficar repetindo as coisas, né? Além do que você já leu na sinopse ... A história de Angelina fala muito sobre como impomos as nossas próprias vontades, mesmo quando sabemos que estamos fazendo algo errado o maior sinal disso é que não queremos nem a opnião ou o conselho de ninguém, você já fez a escolha e ponto final. E sobre como Deus não desiste de você NUNCA, não importa o quanto você queria ignorar isso!!!



A história é linda e é claro que tenho meus personagens favoritos. Como protagonista, a Angelina tem muito a nos mostrar sobre nossas vontades, escolhas, princípios, fraquezas e desejos. Ela começa o livro como uma menina/ moça e no final é uma mulher, que amadureceu aos trancos e barrancos, mas aprendeu e redefiniu suas prioridades.


“Não veio sobre os tentação, se não humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10.13



O Rico não é necessariamente um vilão, o que é ótimo, ele é um antagonista, alguém com uma visão de mundo completamente diferente da realidade cristã e isso dá a ele um tom de realidade que poucos personagens tem, tão real que o segundo livro da série Despertar é dele “Entre a mente e o coração”, que também será relançado pela Arqueiro, mas até lá, você pode ler a resenha da edição anterior Aqui no blog :D


“ Se o mundo vos odeia, sabei que primeiramente odiou a Mim.” João 15. 18




Mas o meu queridinho mesmo é o Dante hahahahaha, não vou mentir, desde o começo Dante mostrava o que era uma verdadeira relação com Deus e cada palavra e ação dele no livro tem muita sabedoria que vem dessa relação, o que faz dele “o príncipe perfeito” hahahaha. Lycia já contou em sua página no facebook que o terceiro livro da série será do Dante, o que me deixa com os nervos a flor da pele, por que? Bem, se vai ter um livro, obviamente também terá problemas, e eu estou em ponto de começar a roer as unhas de curiosidade: “Que tipo de problemas ele pode ter?” Teorias mil por aqui! @.@


“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. “ 1 Timóteo 4. 12



E por fim, a Ana, sim, o livro tem mais personagens, mas gosto tanto da Ana que acho até que o quarto (e provável) último livro seja dela. Ana é uma missionária de faculdades que aparece na história para dar um up na vida de Angelina, e no segundo livro, para colocar o mundo de Rico de cabeça para baixo pronto falei!!!! Assim como Dante, ela tem uma relação com Deus que faz você pensar “Poxa, por que eu também não posso ser assim?”. Sei que o livro é da Angelina, mas Ana é, de longe, a minha personagem favorita.


“Mas virá o tempo, e, de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.” João 4. 23



Fazendo uma comparação geral entre os livros ... acho que a edição anterior ainda é minha favorita, talvez por ter sido a primeira, mas ninguém vai perder nada com isso. Só uma coisa me incomodou muito nessa nova edição; o excesso de sensações! Não sei vocês, mas eu me identifico muito mais com as emoções do que com as sensações dos personagens, por isso, mesmo sabendo que a Angelina “desandou” do caminho certo, as coisas poderiam ter sido contadas com outras palavras. Uma amiga minha de 13 anos leu a edição anterior, mesmo sendo um livro Jovem Adulto, mas não sei se emprestaria essa nova edição pra ela.


“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia.” 1 Coríntios 10. 12



  


Autora Lycia Barros
Editora Arqueiro
Ano 2014
240 páginas
Compre aqui: Submarino/ Saraiva/ Americanas


You Might Also Like

0 comentários