Livros

O Totem da Paz

21:30

Olá Cronistas,

A resenha de hoje é sobre um livro que chamou minha atenção antes mesmo que eu tivesse lido ele, e mesmo assim, sabia que a leitura seria incrível, e vou te contar não me decepcionei nem um pouco.



“O Totem da Paz” conta o testemunho e experiência do missionário Don Richardson durante o seu trabalho com os Sawi, uma tribo que, ainda em 1962 vivia um estilo de vida comparável ao pré-histórico, canibal, caçadores de cabeça e que tinham a traição como uma forma de arte.

 

Nesse livro, Don Richardsom é bem sincero e nos conta algumas das várias dificuldades quando se é um missionário transcultural. Falar do evangelho na sua própria cultura é uma coisa; falar do evangelho em outra cultura é outra coisa; mas falar de Jesus para um povo que nem se que tinha contato com o cetro urbano era um desafio muito maior e que exige total confiança e dependência de Deus.


O livro se divide em três partes. Na primeira, o autor conta, desde o inicio e com detalhes, um dos casos de traição que termina com canibalismo, para termos uma ideia de como a sociedade Sawi funciona.


A segunda parte fala sobre a chegada de homens brancos (e também cristãos) nessa sociedade e as dificuldades que Don Richardson teve para introduzir a palavra de Deus.



A terceira parte conta o resultado final de toda essa missão e também o contato com a sociedade urbana do país.



Uma das coisas que mais gostei foi à postura dos missionários. Eles não chegaram querendo mudar aquela cultura, ou impor os valores que eles tinham. Eles tentaram ser parte daquele povo, aprender a língua, a forma de agir e se vestir, a origem do comportamento.



Em todo momento eles confiaram e oraram pela resposta de Deus e foram respondidos da forma mais surpreendente. O próprio título do livro é uma dessas respostas e quando ela acontece percebe que o próprio Deus já tinha, de alguma forma, se revelado e dado bases para aquele povo que vivia longe de tudo e de todos.



Enfim, o livro é maravilhoso, principalmente se você parar para considerar que não é uma ficção, o próprio autor foi com toda a família morar entre canibais e voltou para nos contar o testemunho do que Deus pode fazer. Leitura mais do que recomendada, porque é esse tipo de história real que fortalece a nossa fé.

Fiquem com Deus! 

*Esse livro vai ter resenha em vídeo também, assim que a iluminação aqui em casa ajudar ;D

*Livro cedido em parceria pela Editora Betânia.

Autor: Don Richardson
Título original: Peace Child
Editora Betânia
Edição 2016
336 páginas
Compre aqui: Editora Betânia



Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi, Ju!
    Parece incrível! eu adoro histórias missionárias. eu li "O contrabandista de Deus", que também é da Ed. Betânia, e me impactou muito!

    Que coragem! Que confiança em Deus essas pessoas tiveram! Reamlente: "é esse tipo de história real que fortalece a nossa fé."

    ResponderExcluir