Bíblia

Josué

21:26

Olá Cronistas,

Hoje, continuando o nosso projeto da Bíblia, vamos falar sobre o livro de Josué, que é uma continuação do Pentateuco e conta as histórias da travessia do Rio Jordão, da entrada em Canaã e da conquista da terra.




O livro recebe o nome do seu personagem principal, que também é seu provável autor, é importante lembrar que Josué viveu uma história que contribuiu para que ele fosse o sucessor de Moisés.

Por exemplo, ele viveu próximo ao período do fim da escravidão de Israel no Egito, presenciou as dez pragas, o Mar vermelho se abrir, foi um dos doze espias enviados a Canaã, na peregrinação no deserto, foi comandante militar na batalha contra os amalequitas e foi auxiliar de Moisés. Quando foi escolhido para substituir Moisés, já era um homem em que “habitava o espirito de Deus”.


Então, o livro mostra como Deus foi fiel em cumprir sua promessa sobre dar a Israel a Terra Prometida, mas este “dar” não veio de mão beijada. Israel precisou lutar e conquistas, mas Deus garantiu as vitórias, o que fica claro quando lemos a história sobre a queda do muro de Jericó, ou quando o sol parou aumentando as horas do dia durante a batalha em Gibeão.

Esse livro, contem bastante violência e narrativas de morte, os próprios estudos arqueológicos sobre a época, mostram que a cultura cananeia era caracterizada por sua crueldade. Isso, somado ao cenário de guerra por conquista da terra só poderia resultar em muito sangue derramado.


Por fim, o livro mostra a importância de manter viva a memória dos atos de Deus em favor do povo, no capítulo 24 do livro, Josué faz um resumo sobre a história do povo desde Abraão, e propõe ao povo que renove sua aliança com Deus.

É um exemplo de como deveríamos fazer hoje também, às vezes passamos por momentos muito ruins e simplesmente esquecemos das coisas boas que Deus já fez até o momento.



Uma última curiosidade! Você sabia que o nome Josué é o equivalente em hebraico do nome Jesus, que está em grego!?! É como dizer Joseph em inglês e José em português.  E, assim, como Josué liderou o povo de Israel para conquistar a Terra Prometida, Jesus também nos lidera na nossa caminhada com Deus.


Espero que vocês tenham gostado e tenham visto o livro de Josué de uma nova forma. 


Fiquem com Deus!

Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

0 comentários