Crônicas

Estudando a Bíblia

12:30





Oi pessoal, vamos estudar a Bíblia?

Nas crônicas de hoje, decidi compartilhar com vocês como estudo a Bíblia. Pode parecer estranho, mas ao mesmo tempo em que a Bíblia é um livro muito simples, é também muito complicado e graças a Deus pelas reuniões que temos para estudar sobre elas.

Mas isso não quer dizer que você só deva estudar nesses momentos. A leitura diária da Bíblia e a oração são fundamentais para o nosso crescimento e fortalecimento espiritual diário. Então, vim compartilhar com vocês como eu costumo estudar a Bíblia sozinha.



“Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6.13

No ano de 2013 eu segui o cronograma de leitura da Bíblia em um ano, e foi ótimo porque me deu uma visão inteira de tudo, mas esse ano eu segui uma leitura independente dos livros, principalmente por causa das literaturas que li esse ano e por ter uma Bíblia diferente em 2014.



1 .Leitura complementar
Uma das coisas que me ajudou muito esse ano, foi ter uma leitura complementar ao livro bíblico que eu estava lendo. Por exemplo, antes de ler “Pérola na Areia” eu li todo o livro de Josué, antes de ler “Amor de Redenção” eu li todo o livro de Oséias. O bom de sempre ter uma leitura complementar é que ela te dá uma nova visão daquele tema e novas formas de entendimento também.




2 .Anotação e Oração
Outra coisa que também me ajuda muito é anotar um versículo chave do capítulo (ou capítulos) que li naquele dia, como um resumo de tudo, entende? E depois, incluo ele nas minhas orações. Por exemplo, enquanto eu lia o livro de 1Pedro 2, meu versículo chave foi o 12, que diz:

“Seja correto o vosso procedimento entre os gentios, para que naquilo de que falam mal, ao observarem as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”

Depois desse versículo, sempre oro para que ser um bom exemplo da benção de Deus naquilo que está ao meu alcance fazer.

Mesmo quando estou com um livro de literatura, procuro direcionar minhas orações para um propósito e aprender alguma coisa com os personagens. Enquanto eu lia a série “A Ovelha e o Dragão” eu tive uma ideia muito maior do que é a guerra no mundo espiritual e é claro, reforcei minhas orações!!!!




3 .Bíblia de Estudos
Por último, uma coisa que tem me ajudado muito é a minha Bíblia de estudos. Ela tem “trocentos” tipos de recursos, notas de rodapé, ilustrações, textos explicativos, mapas e marcações que ajudam muito no meu estudo, até mesmo com curiosidades que eu não tinha pensado, mas que explicam muita coisa.

Outro tipo de Bíblia de estudos que você pode usar é uma Bíblia em outro idioma. Eu tenho uma em inglês, uma em chinês e outra em francês, mas como eu só estudo inglês acabo usando só essa e nas vezes em que li textos fazendo uma comparação, acabei vendo palavras que ganhavam um sentido superior com as duas versões sem contar que meu inglês melhorou de forma drástica!!!




Bem pessoal, é assim que eu estudo e ficam aqui as minhas dicas, espero que tenham gostado. E se tiverem alguma dica de estudo diferente, compartilhem aqui no blog também.







You Might Also Like

0 comentários