Livros

Além do Planeta Silencioso

18:15

Olá Cronistas,

Bem-vindos a primeira resenha de 2018. Hoje vim compartilhar um pouco sobre o livro do autor C. S. Lewis, muito conhecido por ter escrito “As Crônicas de Nárnia”. O livro “Além do Planeta Silencioso” é o primeiro da Trilogia Cósmica, que segue o estilo de ficção científica.


O livro conta a história do Dr. Rasom, um filólogo (profissional que estuda as culturas através da linguagem), que durante suas férias encontra um antigo “amigo” de faculdade e acaba sendo “convidado a força” /sequestrado, por ele, para uma viagem a Malacandra (um planeta do nosso sistema solar).


A partir dai, Lewis começa uma crítica aos valores da nossa sociedade, mas sempre tendo como base a religião. É importante lembrar que o livro foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial, então, no autor está muito pessimista sobre a humanidade.


Em capítulos bem curtos o autor começa a nos mostrar nossa realidade cultural que está sob o efeito do pecado; como os outros planetas vivem e enxergam nossa história; como toda a nossa filosofia, ideologia, crença e teologia são afetadas como consequência do pecado.


Mesmo sendo uma ficção (ou não!!!), Lewis procura ser bem detalhista e descritivo ao nos apresentar o planeta Malacrandra e seus habitantes, o que exercita bastante a nossa imaginação. Muito do desenvolvimento da história são pensamentos do próprio Ransom, então, os diálogos são poucos, mas nem por isso são menos profundos.


Ao final do livro, há uma carta entre o verdadeiro Dr. Ransom e o contador desta história; mas a carta fala tanto sobre consertos na escrita, que no fim das contas não temos certeza se a viagem para Malacandra foi real, ou não.


Acho que comecei uma nova fase, a de ler ficção científica e estou amando. Eu não diria que “Além do Planeta Silencioso” seja parecido com “As Crônicas de Nárnia”, na verdade, Nárnia tem uma escrita voltada para o público infantil e “Além do Planeta Silencioso” é para um público mais adulto.


Para quem ficou curioso, os outros livros da série são “Perelandra” e “Uma Força Medonha”. O padrão é bem parecido com “Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz”, mas, independente do estilo, os livros de C. S. Lewis são sempre uma ótima pedida.


Fiquem com Deus! 

*Esse livro vai ter resenha em vídeo também, assim que a iluminação aqui em casa ajudar ;D


Autor: C. S. Lewis
Título original: Out of the silent planet
Editora Martins Fontes
Edição 2010
220 páginas
Compre aqui: Submarino/ Americanas/ Amazon



Acompanhe o Ju Li Crônicas



You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi, Ju!! Ótima resenha e lindas fotos!! Gosto muito do seu blog!

    É bom relembrar esse livro que eu amei! Gostei muito de Perelandra também, mas no terceiro chegou uma parte que ficou muuito chato pra mim. É que tom da história muda um pouco, mas já faz uns 3 anos que li, não lembro detalhes. Vou aguardar sua opinião.
    Abraços!

    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Independente do estilo, os livros de C. S. Lewis são sempre uma ótima pedida". Verdade, ainda não li esse porém ganhei alguns livros dele no natal, então pretendo conhecer mais as suas obras este ano! Não sei bem por quê, mas tenho uma empatia muito grande (se é que posso chamar assim) pelo Lewis.

    Até mais Ju! ;D


    ResponderExcluir
  3. Juuuu, quero tanto ler os livros do Lewis :c nunca tenho a chance, mas quero muito tê-los em inglês, sério! Eu sempre fico curiosa para ler os livros dele quando vejo citação ou resenhas por aí.
    Eu amo ficção científica, muito mesmo e é o meu gênero favorito <3 e fico feliz que tenha te conquistado também!
    ótima resenha, Ju! fiquei bem curiosa ;)
    beeijos

    https://asemfim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir