Bíblia

Lendo a Bíblia

15:32

Oi Pessoal,


Hoje vim colocar em prática uma ideia que não me deixa há algum tempo. Você sabe por que temos a Bíblia? Como ela está dividida? Sobre o que ela fala? Às vezes pode até ficar um pouco confuso e por isso que vamos começar essa série de resumos sobre os livros da Bíblia e seu propósito.



Não se preocupem, porque nada do que vou escrever foi tirado da minha cabeça. Na verdade, vou copiar as explicações dos livros da minha Bíblia de estudos; e vou deixar sempre as referencias.

A Bíblia é uma coletânea de livros escritos com mensagens inspiradas por Deus para nos revelar a Sua vontade e nos livrar do pecado. Todos esse livros têm como temas principais: Jesus Cristo; o amor de Deus; e a nossa salvação.

Ela se divide em duas partes: O Antigo Testamento; e o Novo Testamento. De forma BEM GERAL, essas divisões se referem a Antes e Depois de Cristo e tratam do agir e da postura da vida de quem decide se entregar à Deus.


Encontrei uma imagem muito legal no site da Igreja Presbiteriana do Brasil em Palmas-TO. Assim fica tudo mais explicado.




O Antigo Testamento possui 39 livros e 5 divisões:

Pentateuco (5 livros): Gênesis; Êxodo; Levítico; Números; Deuteronômio.

Históricos (12 livros): Josué; Juízes; Rute; 1 Samuel,;2 Samuel; 1 Reis; 2 Reis; 1 Crônicas; 2 Crônicas; Esdras; Neemias; Ester.

Poéticos (5 livros): Jó; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cantares de Salomão.

Profetas Maiores (pois os livros possuem mais páginas - 5 livros): Isaías; Jeremias; Lamentações de Jeremias; Ezequiel; Daniel.


Profetas Menores (pois os livros possuem menos páginas - 12 livros): Oséias; Joel, Amós; Obadias; Jonas; Miqueias; Naum; Habacuque; Sofonias; Ageu; Zacarias; Malaquias.

O Novo Testamento possui 27 livros e 4 divisões:

Evangelhos (4 livros): Mateus; Marcos; Lucas; João.

História da Igreja (1 livro): Atos dos Apóstolos.

Epístolas apostólicas (21 livros): Romanos; 1 Coríntios; 2 Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; 1 Tessalonicenses; 2 Tessalonicenses; 1 Timóteo; 2 Timóteo; Tito; Filemom; Hebreus; Tiago; 1 Pedro; 2 Pedro; João; 2 João; 3 João; Judas.


Revelação de Jesus Cristo (1 livro): Apocalipse.



Espero que gostem dos estudos.

Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

2 comentários

  1. "No princípio era a palavra ..." Estudo maravilhoso! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém =D
      Obrigada pelo apoio Clarice <3
      Sempre tem aquele frio na barriga quando começo algo assim xD

      Bjs

      Excluir