Livros

Crer é Também Pensar

15:17

Bem vindos Cronistas,

Já fazia algum tempo que não tínhamos uma resenha sobre um livro que fosse mais para estudo do que para literatura, né? Pois bem, hoje vim falar de um livro do autor John Stott.


Ao contrário do que se pode pensar, a fé não desconhece as razões do coração. Ao mesmo tempo, ninguém quer um cristianismo intelectual e frio. Em meio a uma sociedade e igrejas saturadas pelo emocionalismo e pela autoajuda, Crer É Também Pensar mostra, à luz das Escrituras, como relacionar a adoração, a evangelização, o serviço — enfim, a vida cristã — com a capacidade de pensar.





Agora, vamos falar sobre “Crer é Também Pensar”. É verdade que a linguagem de John Stott é um pouco complicada (se comparada as literaturas românticas). Mas quando você começa a entender a mensagem, a leitura simplesmente flui.

De forma geral a ideia do livro diz que não é por ser cristão que você não deve buscar sempre mais estudo; e não é por ser alguém que está em constante estudo que você não possa ser alguém de fé em Deus. Ao contrário, estes pontos devem ser complementares.



Quando Deus criou o homem deu á ele entendimento, diferenciando assim pessoas e animais. Esse entendimento é o que nos faz imagem e semelhança de deus. É preciso que seu culto racional esteja ligado ao seu entendimento, ou então ele será apenas um ritual.

Se estamos em constante estudo ele não nos afastará de nossa fé em deus. Ao contrário, tudo o que há no mundo se volta em adoração á Deus. O pensar deve levar ao sentir/ viver, assim como o sentir/viver deve nos levar ao pensar.



E para terminar o livro, John Stott nos lembra de que crer e pensar são sim fundamentais na vida cristã; mas eles não seriam nada se não houvesse amor. É ele quem nos direciona as escolhas corretas de crer e pensar, principalmente, quanto ao nosso próximo.

O livro é bem curtinho [se ele tem 90 páginas é muito], mas nos faz refletir sobre o quanto temos buscado Deus de forma racional e o quanto cremos nele com fé verdadeira.




Amei tudo, o texto, o prefácio, a capa, tudo mesmo. Livro recomendado.

Autor: John Stott
Editora: ABU e Ultimato
83 páginas
Skoob

Compre: Ultimato

Acompanhe o Ju Li Crônicas: Facebook/ Skoob/ Twitter/ YouTube

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ju, adorei a dica. Ainda não li nada do John Stott, mas ouço muitas coisas boas sobre ele, vou adicionar esse livro na minha listinha :D
    Realmente, a nossa fé se torna muito mais sólida quando entendemos em quê cremos.

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
  2. Oi Ellem,
    Eu também não tinha ido nada do John Stott, mas fiquei feliz por ter começado tão bem. Como já vi que você lê de tudo um pouco, acho que vai gostar desse livro.

    =***

    ResponderExcluir
  3. Oi Juli!
    Eu não li muitos livros do John Stott não, mas tenho um. Li atá hoje O Discípulo Radical, que tem resenha no Saphy e estou lendo Um Estudo de Romanos, que estamos fazendo com os adolescentes na igreja. Preciso começar a leitura de Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos, que eu comprei, parece ser muito edificador.
    Os livros dele são realmente um pouco complexos, mas depois que pega o estilo, ela flui que nem água em rio.
    Quero muito ler esse livro, pois leva a pensar que vai ter um pouquinho de razão aí misturado com a fé (assunto polêmico).
    Abraços! Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva,
      Quero muito ler "O Discípulo Radical" porque meu líder disse que é muito bom, mas vou passar no seu blog e conferir a resenha ;D.
      "Crer é Também Pensar" eu comprei no sebo, no impulso, e foi bem baratinho, mas comprando no site também fica com um preço bom.
      Também vai ter resenha de "Um Estudo de Romanos" no seu blog?

      Bjs

      =***

      Excluir